UMA FAMÍLIA QUE TEM MUITO PARA CONTAR... AQUI ESTÃO OS REGISTROS DE UMA FAMÍLIA QUE COMEÇOU HÁ MAIS DE 60 ANOS NUM LUGAREJO ÀS MARGENS DA LAGOA MUNDAÚ, EM ALAGOAS, BRASIL
domingo, 20 de janeiro de 2013
BODAS DE TELURITA: 62 ANOS DE CASAMENTO
CÍCERO E LOURDES CHEGARAM ATÉ AQUI, QUE DEUS LHES DÊ MUITOS ANOS DE VIDA CONJUGAL. NÃO DEIXA DE SER DIFÍCIL, MAS ACHO QUE UM NÃO SOBREVIVERIA SEM O OUTRO...
A LOURDES ESTÁ DOENTE. DORES NAS ARTICULAÇÕES, GLICOSE ALTA... PRECISA DE CUIDADOS CONSTANTES... ELE, SÓ DOENTE DE TEIMOSIA, COISAS DO TEMPERAMENTO QUE TEMOS QUE RESPEITAR. PELO MENOS CONTINUA INDEPENDENTE...
MAS, APESAR DOS DODÓIS, ELES FORAM À MISSA E AO CHEGAREM FORAM RECEBIDOS COM UM BRUNCH. SEM HORA MARCADA, NETOS E BISNETOS, AMIGOS E FAMILIARES FORAM APARECENDO NO DECORRER DO DIA.
<
O TELÚRIO
O telúrio é um elemento relativamente estável, insolúvel na água e ácido clorídrico, porém solúvel em ácido nítrico e água régia. Seu número atômico é 52 e pertence ao grupo VIa da tabela periódica.
Foi descoberto na Romênia, em 1782, por Frauz Joseph Müller Von Reichstein, em minérios de ouro. Ao ver uma amostra de calaverita – AuTe2 (telureto de ouro), viu que tinha um novo elemento químico. Mais tarde, em 1798, foi isolado por Martin Heinrich Klaproth, quem lhe deu o nome atual, que provem do latim “tellus” (terra).
O telúrio forma o telureto de hidrogênio H2Te, que é extremamente inflamável, tóxico e tem um odor indescritivelmente atroz. Pesquisadores químicos que têm de trabalhar com H2Te repentinamente descobrem que são socialmente proscritos; o composto é aparentemente absorvido pelas proteínas (pele, cabelo, roupa, etc.) e somente é eliminado lentamente. O elemento também reage com excesso de cloro formando cloreto de telúrio (TeCℓ2) e tetracloreto de telúrio (TeCℓ4). Se oxida com ácido nítrico produzindo dióxido de telúrio, TeO2, e com ácido crômico dando origem ao ácido telúrico, H2TeO4. O telúrio tem ponto de fusão de 449,5º C, ponto de ebulição de 989,8º C e uma densidade de 6,25.
Comercialmente é obtido dos resíduos produzidos do refino eletrolítico do cobre. Junto com diversas substâncias orgânicas, utiliza-se como agente vulcanizante e nos compostos antidetonantes da gasolina. Também é usado para dar cor azul ao vidro e na fabricação de semicondutores.
O telúrio ocupa o 78º lugar entre os elementos da crosta terrestre. Encontra-se em estado puro ou combinado com ouro, prata, chumbo e níquel. Também pode se encontrar em rochas na forma de telurita (dióxido de telúrio), TeO2.
Os Estados Unidos, Canadá, Peru e Japão são os maiores produtores do elemento.
À TARDE E À NOITE NETOS E BISNETOS AINDA VIERAM VER A LOURDES E A
ANA LUIZA FEZ MUITA PALHAÇADA PARA FAZER A BISA RIR...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nem acredito que cheguei aquí
ResponderExcluirAmanhã no dia 12 faremos 62 anos de casados. Eu e a Zézé
ResponderExcluirEmbora respondendo atrasada, a Casa do Sol Nascente espera que você e sua Zezé tenham chegado os 62 anos de casamento com saúde. Aqui, neste ano, Cícero e Lourdes completaram os 66 anos, Bodas de Ébano. Parabéns e muitas felicidades para você e a sua Zezé.
Excluir